O que são Protocolos?

A Internet é hoje uma coleção de milhares de computadores que interligam milhões de pessoas. Estas pessoas ou usuários compartilham um meio comum permitindo a interação entre eles para a troca de informações digitalizadas.

Na internet pode-se trocar informações de forma rápida e conveniente: pode-se traduzir e transferir dados entre máquinas localizadas em locais quaisquer.  Qualquer membro da comunidade Internet pode ser um provedor de informações (Information provider). Todos podem contribuir. Se alguém resolve criar um espaço na rede (site) para divulgar as atividades de uma universidade ou grupo de pesquisas, a tecnologia para implementar este recurso está disponível e é simples. Para fazer esta transferência de informações basta usar os protocolos da internet que são um conjunto de regras e padrões que descrevem modos e operações para que os computadores possam trocar dados.

Exemplos de Protocolos:

FTP: File Trasnsfert Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos, é a transferência de arquivos de maneira simples e rápida.  É realizada na simples conexão entre um servidor de internet e um usuário. Quem recebe arquivos da Internet faz um download e que envia arquivos realiza um Upload.

HTTP: HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto é um conjunto de regras usadas para transferir páginas Web entre um servidor e um usuário. O Cliente ou usuário visualiza a página web pelo seu navegador de internet (browser). É o método pelo qual a informação deve ser buscada.

HTTPS: Seria a combinação do protocolo HTTP com o SSL (Secure Sockets Layer) e isso é feito para que ocorra um trafego de documentos de maneira mais segura porque essa junção provê a encriptação de dados, autenticação de servidor e integridade da mensagem e autenticação do cliente.

SMTP: Simple Mail Transfer Protocol ou Protocolo Simples de Transferência de Correio é o protocolo que permite transferir correio ou os famosos e-mails de um cliente para um servidor SMTP e em seguida para o destinatário.  É um conjunto de regras usadas para enviar um correio ou e-mail.

SOCKETS: É um descritor de arquivo do UNIX ou LINUX.  Sendo assim para se utilizar de transferência de arquivos através da internet pelo LINUX usa-se o SOCKET.

 

Fontes de Pesquisa:

http://pt.kioskea.net/contents/internet/smtp.php3

http://regulus.pcs.usp.br/~jean/sd/PAPER%204%20-%20Sockets%20em%20JAVA.pdf

http://olinux.uol.com.br/artigos/370/1.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol

http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1

Por: Julliana Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: