Servidores WEB: APACHE vs IIS

Servidor Web é um programa específico responsável por tratar e responder requisições do computador cliente ou usuário. Este servidor lida com protocolos, como HTTP, FTP, RPC, etc.; Este servidor transmite dados como, páginas HTML, imagens, aplicativos JAVA, e executa programas e scripts.

Os servidores mais comuns são o IIS da Microsoft e o Apache da Apache Software Foundation, veja algumas diferenças entre eles.

O IIS (Internet Information Services) da Microsoft é totalmente integrado com o sistema operacional. A sua primeira versão apenas era utilizada na plataforma Windows NT 3, mas atualmente sua versão 7.5 está disponível no Windows Server 2008 R2 e Windows 7. Normalmente este servidor utiliza a sua linguagem proprietária o ASP, mas pode ser integrado em outras linguagens disponíveis por terceiros. Para utilização do IIS é necessário a aquisição de licença de uso que é paga para cada versão.

O servidor Apache é a principal tecnologia da empresa Apache Software Foundation, e é o mais bem sucedido servidor da Web, onde em 2010 serviu a 54,68% de todos os sites. Funciona através de estruturas de módulos, onde se permite que os usuários modifiquem as rotinas ou comandos do programa base. É um aplicativo livre, ou seja, não é necessário pagar para poder utilizar suas versões. Pode ser utilizado em plataformas como, Windows, Novell Netware, Unix, Linux, entre outros. Sendo a dupla Linux-Apache a líder do panorama de servidores web.

As diferenças entre esses dois servidores WEB consistem basicamente do sistema operacional utilizado no servidor em que está sua página, para o usuário final esta diferença não é vista. A escolha de qual servidor WEB utilizar está ligada ao tipo de programação que se irá trabalhar, por exemplo, se a programação for feita em ASP o programador irá se inclinar ao IIS, já se for em PHP o servidor normalmente seria o Apache. A questão de o IIS ser pago e o Apache ser gratuito, é outra diferença, que dá vantagem ao Apache, entre os usuários. Já quando a questão é pacotes adicionais de programação o IIS é a melhor escolha por ser mais fácil, pois é apenas executar o instalador do pacote, já o Apache é necessário acrescentar algumas linhas de configuração no arquivo à ser instalado.

Abaixo, temos uma lista com grandes Sites e seus servidores WEB:

Website

Servidor WEB

Adobe Apache
Apple Apache

Ask.com

Apache
CNN Apache
eBay ISS
Facebook Apache
Globo Apache
Hi5 Apache
IG ISS
Live ISS
MegaUpload Apache
Mercado Livre Apache
Microsoft ISS
Mozilla Apache
MSN ISS
MySpace ISS
Skype Apache
Terra Apache
Wikipedia Apache

Youtube

Apache
Veja lista com 100 dos maiores websites em:  http://2.0.bloguite.com/geral/apache-vs-microsoft-iis-em-100-dos-maiores-websites.html

 

Lista de Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_web
http://www.mxstudio.com.br/coldfusion/duvidas_frequentes___parte_1/
http://forum.wmonline.com.br/topic/33345-apache-2-047-e-iis-5-0/
http://www.criarweb.com/faq/diferenca-entre-hospedar-pagina-linux-windows.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Information_Services
http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_Apache

Por: Rodrigo Cruz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: